Este espaço é dos alunos da turma D do 11º ano da Escola Secundária de Emídio Navarro em Viseu e está inserido na disciplina de Física e Química A. Nele se escreverá sobre assuntos relacionados com a Física e com a Química, mas não só.

04
Mai 09

           Biografia de Lavoisier       

 

Lavoisier nasceu em Paris, a 26 de Agosto de 1743 e faleceu guilhotinado aos 51 anos de idade, por pertencer a uma família nobre, levando a população a pensar que participava do corrupto sistema cheio de impostos sobre a sociedade. Ficou conhecido como o responsável pela descoberta de salitre e do diamante como forma cristalina do carbono.
O seu trabalho de pesquisa era caracterizado pela frequente utilização da balança, descobrindo a importância da massa da matéria em estudos químicos. Conclui que a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos da reacção, estabelecendo a Lei de Conservação da matéria: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". O seu trabalho revolucionou a imagem da química moderna. Ao publicar, o "Método de Nomenclatura Química", provocou uma mudança radical na linguagem desse ramo da ciência, ao ponto da terminologia por ele criada para designar substâncias químicas, ser comum á que se utiliza nos dias de hoje. Antoine Lavoisier descobriu que o oxigénio, em contacto com uma substância inflamável produz combustão. Finalmente, decompondo a água, confirmou o resultado já previsto por Cavendish que tinha sintetizado a água a partir do Hidrogénio e do Oxigénio.

 

                            http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u627.jhtm  http://portalsaofrancisco.com.br/alfa/antoine-laurent-lavoisier/antoine-laurent-lavoisier.php

 

 

 

 

publicado por Stefano às 21:19

30
Jan 09

As fibras ópticas

 

     Funcionamento das fibras ópticas

 

 

A fibra óptica é um filamento na sua maioria das vezes constituído por vidro. Estes filamentos poderão apresentar várias dimensões dependendo da aplicação prática.

No entanto, a transmissão de luz baseia-se sempre nos mesmos princípios: de início é emitido um feixe de luz por uma das extremidades da fibra óptica e esse feixe de luz segue progredindo ao longo da mesma por sucessivas reflexões quer a fibra apresente ou não um aspecto curvilíneo.

A fibra óptica é constituída por uma camada interna, o núcleo, e por uma camada externa conhecida como revestimento. Para que ocorra o fenómeno de reflexão total o índice de refracção no núcleo tem que ser superior ao do revestimento, tendo o feixe de luz que incidir segundo um ângulo superior ao ângulo limite.

Graças ao conjunto de todas estas condições pode-se evitar a perda de informação permitindo que a mesma se propague ao longo de inúmeros quilómetros.

É ainda de salientar que estas fibras são geralmente feitas de vidro porque é um material que não absorve tanto as ondas electromagnéticas, pois caso contrário a fibra óptica perderia todo o seu efeito.

 

 

 

 

 

Aplicações da Fibra Óptica na Medicina

As fibras ópticas têm desempenhado um papel importante no avanço da medicina desde as aplicações pioneiras do Fiberscope, onde um feixe de fibras de vidro era utilizado para uma identificação pormenorizada de um órgão no interior do corpo humano. Hoje em dia, tem-se uma variedade de aplicações por sistemas de sensores com fibras ópticas em diagnóstico e cirurgia, dos quais se destacam:

                                                           NUCLEOPLASTIA           

Sensores de temperatura: têm sido utilizados, por exemplo, em terapia radiológica de tumores cancerígenos, detectados através de exames tais como colonoscopias, endoscopias etc.

 

 

            COLONOSCOPIA                                                                            

Sensores de pressão: utilizados para controlar a pressão intracraniana, cardiovascular, uretral ou rectal.                                                                                     

Sensores magnéticos: permitem obter a localização dos campos magnéticos gerados pelo cérebro, útil no tratamento de ataques de epilepsia;

                                                                                    Sensores de pH: utilizados para controlar o nível de oxigénio do sangue, permitindo, por exemplo, visualizar a reacção do feto numa cirurgia cesariana.

Sensores de vazão: utilizados para controlar a perda sanguínea em cirurgias vasculares ou plásticas ou para avaliar grau de queimaduras com precisão.

Além dos sensores acima descritos, as fibras ópticas têm sido utilizadas como instrumentos cirúrgicos, controlando com precisão a limpeza de artérias cardiovasculares ou a destruição de tumores.

     Ainda é de referir que grandes hospitais optam pela utilização de fibras ópticas de forma a possibilitar a comunicação entre os diferentes departamentos, não esquecendo igualmente, o papel importante que têm ao evitar interferências electromagnéticas dos equipamentos de alta tensão como os raio-X.       

 

 

                                www.lucalm.hpg.ig.com.br/mat_esp/aplic_med/medicina

                    www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/fibra-optica

 

 

 

publicado por Stefano às 19:17

07
Nov 08

              http://profs.ccems.pt/PauloPortugal/CFQ/3_leis_Newton/3_leis_Newton.html

Este site define cada uma das três leis de Newton e para uma melhor compreensão, integra as mesmas nas situações de vida real, de modo a justificar todo o tipo de movimento de um corpo.

                                                                           

http://xarap.no.sapo.pt/homeFQ/forca.htm

Este site faz uma análise mais profunda às 3 leis de Newton, isto é, de modo analítico. Deste modo relaciona as três leis com as expressões que lhe estão associadas fazendo alusão à relação que as grandezas adquirem em cada lei.

 

                                                 

http://br.youtube.com/watch?v=NZGRuzDlHBg

Este vídeo apresenta algumas curiosidades sobre Isaac Newton. Mas fundamentalmente destina-se a apresentar experiências /situações da vida real que nos permitem compreender melhor o movimento e deste modo fazer-nos acreditar que a partir de pequenas experiências conseguimos exemplificar cada uma das três leis de Newton

 

http://teachertech.rice.edu/Participants/louviere/Newton/

Este site aborda as três leis de Newton através de uma forma mais lúdica que o normal, com animações elucidativas que ajudam a uma melhor compreensão. Além do mais ainda oferece questões e as respectivas respostas a fim de um melhor entendimento.

 

http://redescolar.ilce.edu.mx/redescolar2008/educontinua/conciencia/fisica/newton/nw3.htm

Este site concilia as três leis de Newton com actividades experimentais elucidativas. Faz ainda a alusão à experiência pensada por Galileu referente à segunda lei, sendo igualmente notável a presença de exemplos com as suas respectivas perguntas.

 

 

 

publicado por Stefano às 19:23

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


subscrever feeds
arquivos
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO