Este espaço é dos alunos da turma D do 11º ano da Escola Secundária de Emídio Navarro em Viseu e está inserido na disciplina de Física e Química A. Nele se escreverá sobre assuntos relacionados com a Física e com a Química, mas não só.

10
Jan 09

 

Michael Faraday nasceu no ano de 1791 perto de Londres em Inglaterra. Aos catorze anos abandonou a escola e começou a trabalhar. Em 1810 juntou-se ao City Philosophical Society, instituição que reunia vários jovens que discutiam temas científicos. Em 1912 Faraday assistiu a uma apresentação de Humphry Davy um importante químico inglês, e em 1913 foi nomeado ajudante de laboratório da Royal Institution por recomendação de Humphry Davy que reconheceu o seu trabalho e convidou-o para seu assistente. Em 1924 foi eleito membro da Royal Society, em 1925 tornou-se director de laboratório e finalmente em 1933 tornou-se professor da cadeira na Royal Institution.

Através de muitas experiências, Faraday contribuiu bastante para a física e química. Na física fez uma conexão entre o magnetismo e a electricidade, descobriu a indução electromagnética, o diamagnetismo e introduziu novos conceitos de campo e de linhas de campo. Na química descobriu o benzeno, e produziu os primeiros cloretos de carbono conhecidos. Seguindo Humphry Davy, os trabalhos de Faraday sobre electroquímica foram importantes para o desenvolvimento de certas indústrias químicas.

 

 

 

Bibliografia:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Faraday

 

http://web.educom.pt/fq/biografia/faraday.htm

 

http://www.knoow.net/cienciasexactas/fisica/faradaym.htm

 

 

publicado por pssferreira às 14:12
tags:

08
Nov 08

 Aristóteles (384-322 a.C.). Filósofo grego, nasceu na cidade de Estagira. Aos 16 anos partiu para Atenas com a intenção de prosseguir estudos, entrou na Academia de Platão, onde ficou 20 anos, primeiro como discípulo e depois como professor. Nos três anos seguintes viveu na cidade de Assos, onde depois partiu para Mitilena onde fez investigações na área da biologia. Entre 343 a.C. e 336 a.C. foi tutor de Alexandre Magno, nos mesmos anos em que regressa a Atenas e funda o Liceu. Dirigiu a escola até 323 a.C. Morreu em Cálcis no ano seguinte.

Deve-se a Aristóteles a primeira definição de substância, como sendo parte de um objecto que se mantém inalterado e que o poderá identificar. O conceito básico da dinâmica de Aristóteles é de que um corpo só permanece em movimento com a acção de uma força constante. Partindo da sua teoria do movimento, estabelece os dois princípios básicos que se encontram no mesmo corpo, a acção e a potência, que constituem o fundamento da sua dinâmica.
Para Aristóteles, os objectos caíam para se localizarem correctamente de acordo com a natureza: a atmosfera; o fogo; a água e, por último, a terra.

 

 

Bibliografia:

 

http://web.educom.pt/fq/biografia/aristoteles.htm

 

http://www.esffranco.edu.pt/Fil/hist/histm021.html

 

 

publicado por pssferreira às 20:36
tags:

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


subscrever feeds
arquivos
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO