Este espaço é dos alunos da turma D do 11º ano da Escola Secundária de Emídio Navarro em Viseu e está inserido na disciplina de Física e Química A. Nele se escreverá sobre assuntos relacionados com a Física e com a Química, mas não só.

30
Jan 09

 

Fritz Haber foi um químico alemão que nasceu em Breslau, na antiga Silésia, actual Wroclaw na Polónia, a 9 de Dezembro de 1868. Inicialmente trabalhou com o seu pai no comércio de produtos químicos, mais tarde frequentou as universidades de Berlim, Heidelberg, Charlottenburg e Karlsruhe. Ensinou química na Escola Superior Técnica de Karlsruhe até 1911, quando volta para Berlim como professor de Química-Física e mais tarde director do Instituto Química-Física Kaiser Wilhelm, tornando-o num dos melhores centros de estudo do mundo.

 A sua investigação, feita a partir do equilíbrio do nitrogénio e do hidrogénio, permitiu a elaboração de um processo de síntese industrial do amoníaco, produzindo depois fertilizantes, adubos e explosivos.

Organizou o departamento de guerra química do Ministério da Guerra da Alemanha, responsável pelo uso de certos gases durante a I Guerra Mundial dirigindo o primeiro ataque com gás cloro em Ypres em 1915.

Em 1918 ganhou o Prémio Nobel da Química.

 Haber investigou também a termodinâmica de reacções gasosas, a electroquímica e a composição de chamas e explosões de Gás.

 Em 1933 foi obrigado a ir para a Suíça, fugindo ao Nazismo.

Faleceu a 29 de Janeiro de 1934 em Basileia, Suiça. 

 

 

 

Bibliografia

  

http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/biog/b0045.html

 

http://netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_2061.html

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fritz_Haber

 

http://200.226.135.50/biografia/fritz-haber.htm

publicado por Jessica às 21:20
tags:

05
Jan 09

 

O microfone é um dispositivo que converte um sinal sonoro (energia mecânica) num sinal eléctrico (energia eléctrica) com a mesma informação. É constituído por um íman, uma bobina ou espira e uma membrana ou diafragma oscilante.

 

 

 

 

Funcionamento do microfone de indução

 

Quando o som atinge a membrana, esta entra em oscilação (vibração) devido às variações de pressão provocadas pela onda sonora. A bobina passa então a oscilar com a mesma frequência realizando um movimento de “vaivém” (aproxima-se e afasta – se do íman) *, provocando assim uma variação de fluxo magnético. Essa variação de fluxo magnético cria uma força electromotriz dando origem a uma corrente eléctrica. Esta corrente é alternada e apresenta as mesmas características do som original.

 

 

 * Quanto maiores forem os deslocamentos da bobina, maior será o módulo da força electromotriz induzida.

 

 

Bibliografia:

 

  - VENTURA, Graça e outros, 11º F Física e Química A, Texto Editores, Lisboa, 2008

 

-  http://www.laboratoriodefisica.com.br/GREF/eletro/eletro31.pdf

 

- http://paulacasaca.googlepages.com/Textodeapoio-comunicaesacurtadistnci.pdf

 

 

-  http://209.85.229.132/search?q=cache:-dgCdrNeqDMJ:www.resumos.net/files/fisica10e11ano.doc+funcionamento+do+microfone+de+indu%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=29&gl=pt&lr=lang_pt

 

publicado por Jessica às 20:27

12
Out 08

 

O filósofo grego Aristóteles acreditava que um corpo só permanecia em movimento se actuasse sobre este alguma força, ou seja, se a força parasse, o corpo também parava, mas esta ideia só foi aceite até ao Renascimento.
   Nesta altura Galileu mostrou que tal teoria estava errada fazendo experiências com mais rigor e precisão. Galileu percebeu que ao empurrar um corpo existia a actuação de uma força contrária ao movimento designada por força de atrito. Assim, ele percebeu que mesmo se uma força que actuasse sobre o corpo, cessasse, se não houvesse força de atrito, este continuaria em movimento rectilíneo uniforme, ao contrário do que Aristóteles tinha afirmado. Com os seus estudos Galileu chegou à conclusão da existência da propriedade física da matéria, a inércia.
Segundo esta propriedade, um corpo se estiver em repouso tem tendência a ficar em repouso e se estiver em movimento tende a permanecer em movimento.
   Anos mais tarde, Newton não só concordou com as conclusões de Galileu como também as desenvolveu e formulou as suas três leis utilizando as conclusões nestas. Precisamente na sua primeira lei, designada também por Lei da inércia ele diz exactamente o mesmo do que Galileu, na ausência de forças, um corpo em repouso continua em repouso e um corpo em movimento continua em movimento rectilíneo uniforme.
   Assim, tanto Galileu como Newton ao concordarem com as mesmas ideias concluíram também que Aristóteles não tinha considerado a força de atrito apesar desta existir provando assim que ele estava errado.
 
 
Bibliografia:
 
 
- http://www.brasilescola.com/fisica/primeira-lei-newton.htm
 
- http://www.infoescola.com/fisica/1a-lei-de-newton-lei-da-inercia/
 
- http://www.infopedia.pt/$lei-da-inercia
 
- VENTURA, Graça e outros, 11º F Física e Química A, Texto Editores, Lisboa, 2008
 
 
publicado por Jessica às 17:03

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


subscrever feeds
arquivos
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO