Este espaço é dos alunos da turma D do 11º ano da Escola Secundária de Emídio Navarro em Viseu e está inserido na disciplina de Física e Química A. Nele se escreverá sobre assuntos relacionados com a Física e com a Química, mas não só.

10
Mar 09

 

 

O amoníaco é um gás alcalino e incolor, com um cheiro característico, altamente solúvel em água. Tem características prejudiciais para a saúde e a gravidade das lesões por ele provocadas dependem da sua concentração e tempo de exposição, os seus efeitos vão de irritações leves, severas lesões corporais e morte.

  • A respiração de gases que contenham amoníaco pode causar: aumento da pressão sanguínea, irritação da pele, olhos e vias respiratórias, tosse, e dor pulmonar.

  • A sua inalação pode causar dificuldades respiratórias, queimadura da mucosa nasal, faringe e laringe, edema pulmonar, etc.

  • Em contacto com a pele, o amoníaco gera dor, eritema (coloração avermelhada da pele ocasionada por vasodilatação capilar - sinal de inflamação) e vesiculação. Em altas concentrações pode haver necrose dos tecidos e queimaduras profundas.

  • Em contacto com os olhos em baixas concentrações resulta em irritação ocular e no lacrimejar dos olhos; em concentrações mais altas, pode causar conjuntivite (inflamação da conjuntiva ocular), erosão da córnea (parte anterior transparente protectora do olho) e cegueira temporária ou permanente; reacções tardias podem acontecer, como cataratas, atrofia da retina e fibrose pulmonar (substituição do tecido pulmonar por um tecido cicatricial).

  • A ingestão causa náuseas, vómitos e inchaço nos lábios, boca e laringe.


O amoníaco tem um odor extremamente desagradável, facilitando a sua detecção em concentrações na faixa de dezenas de ppm (partes por milhão). No entanto é comum a perda da sensibilidade específica do olfacto, após algum tempo de permanência em ambientes com amoníaco. Assim o valor limite a que uma pessoa pode estar exposta, durante 8 horas de trabalho diário, sem danos à saúde é cerca de 30 ppm e a exposição acima de 2500 ppm, por aproximadamente 30 minutos, pode ser fatal.

 

Queimadura causada por amoníaco

 

 

Queimadura causada por amoníaco

 

 

Conjuntivite

 

Necrose

 

 

 

Bibliografia:

http://www.campinas.sp.gov.br/saude/unidades/samu/noticias/not_2008/not_01_10_08/not_01_10_08a.html

http://www.conama.cl/rm/568/article-1195.html#h2_1

 

 

publicado por Dora Catarina às 18:57

Olá dei uma passada aqui para conhecer muito legal parabéns Antonio

http://curiosidadesdoplantaterra.blogs.sapo.pt/

http://oblogdasnoticias.blogspot.com/

Espero uma visita.
curiosidadesdoplantaterra a 30 de Março de 2009 às 01:07

Eu ingerir sal amoniaco feito sal amargo comprado na farmacia quase morrir fizeran lavagen e tudo mais estou hoj com 4 dias de recuperacao ainda sinto dores no estomago .....ainda corro risco de alguma sequela???
eliene hassan mendes a 25 de Fevereiro de 2014 às 09:08

Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
28

29
30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO