Este espaço é dos alunos da turma D do 11º ano da Escola Secundária de Emídio Navarro em Viseu e está inserido na disciplina de Física e Química A. Nele se escreverá sobre assuntos relacionados com a Física e com a Química, mas não só.

18
Jan 09

 

 
Um som sonoro é emitido propagando-se através de uma onda sonora que transporta energia desde o emissor até ao receptor e para que o som seja audível a distância entre este é limitada. Para ultrapassar este problema de comunicação são utilizados microfones e altifalantes.
 
O altifalante recebe o sinal eléctrico e transforma-o num sinal sonoro com a mesma informação, isto é converte a informação captada pelo microfone. É constituído por um íman fixo, uma bobina e uma membrana oscilante.
 
 
O altifalante funciona como se se tratasse da interacção entre dois ímanes que ora se atraem ora se repelem. O íman gera um campo magnético fixo, enquanto a bobina, ao ser percorrida por uma corrente eléctrica, também gera um campo magnético que tanto se pode opor como se pode igualar em sentido ao do íman. Isto acontece porque o sinal aplicado à bobina do altifalante é de corrente alternada, assim sendo, quando a corrente circula num sentido na bobina, é criado um campo magnético que faz com que a bobina seja repelida pelo íman, e quando a polaridade se inverte faz com que a corrente que circula em sentido contrário faça com que a bobina seja atraída pelo íman. A bobina oscila e faz vibrar uma membrana à qual se encontra ligada com a mesma frequência e intensidade do sinal eléctrico, gerando-se assim uma onda sonora com as mesmas características do som original.
 
Bibliografia:
§      http://profs.ccems.pt/PauloPortugal/CFQ/SAFQA11/sa13.pdf
§     http://paulacasaca.googlepages.com/Textodeapoio-comunicaesacurtadistnci.pdf
publicado por Dora Catarina às 21:49

Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO