Este espaço é dos alunos da turma D do 11º ano da Escola Secundária de Emídio Navarro em Viseu e está inserido na disciplina de Física e Química A. Nele se escreverá sobre assuntos relacionados com a Física e com a Química, mas não só.

27
Out 08

 

Forças

Qual é o conceito de força?

 

O conceito de força explica as interacções entre corpos e movimentos por elas causados. Para existir uma força tem de haver uma interacção entre dois corpos (um exerce a força e o outro sofre a acção dessa força).

As interacções das forças como vamos ver em seguida são divididas em interacções à distância (força magnética, força gravitacional e força eléctrica) e interacções de contacto.

 

Interacções à distância
 

 

 

Interacções ou forças à distância são forças que exercem à distância, ou seja, não há nada no meio entre o agente e o objecto que sirva para transmitir a força. Estas forças à distância incluem forças magnéticas, eléctricas e gravitacionais.
Exemplos:
imagem38.jpg

 

 
 
No primeiro par de Magnetes a força magnética atrai os lados opostos, o que não se verifica no segundo par de magnetes que tem os lados iguais.
 

 

Nesta imagem vê-se um balão  esfregado numa camisola de lã a atrair os papelinhos por meio de uma força eléctrica.
A Lua é atraída para a Terra por uma força gravitacional e não cai devido à velocidade da lua ser perpendicular à força gravitacional. A força gravítica altera a direcção da velocidade mas não o seu módulo, sendo a trajectória da Lua em volta da Terra praticamente circular.
 
Interacções de contacto
Quando puxamos ou empurramos um corpo qualquer, existe uma interacção de contacto entre o agente que aplica a força e o corpo onde é aplicada a força.
Exemplos:
 
O vento exerce uma força de contacto sobre a vela fazendo com que a prancha se movimente.
 
O homem da frente exerce uma força de contacto no carro de transporte puxando o carro para si (para a frente), os dois homens atrás exercem uma força de contacto nos caixotes empurrando para a frente.
 
 
 
A pessoa exerce uma força de contacto no carro ou seja empurra-o.
 
 
 
O carro exerce uma força de contacto na estrada.
 

 

            
 A criança exerce uma força de contacto na toalha, ou seja, puxa a toalha e os pratos acompanham o seu movimento. A mesa exerce uma força de contacto sobre a toalha e os pratos. Ao ser puxada a toalha, ela cai porque falta a força de contacto da mesa. A mesa deixa de exercer nos pratos uma força de contacto passando assim a serem actuados por uma só força, a força gravitacional que já estava lá mas passou a ser a única força exercida.
 
 
 
Jogador exerce uma força de contacto com a cabeça na bola, empurrando assim a bola para a frente.
 
 
 
 
Bibliografia
Site (s) consultados:
Http://www.deducoeslogicas.com/gravidade/astros.html
Http://nautilus.fis.uc.pt/astro/hu/gravi/uma_forca.html
Livro (s) consultados:
Ventura, Graça (…), Física e química A, Física - bloco 2 11º/12º, Lisboa: Texto Editores, 2008
 

Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

14
15
16
17
18

19
20
21
22
24
25

26
28
29
30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO